Guia da Framboesa

Quais são os benefícios da framboesa?

Os principais benefícios da framboesa são:

  • Fonte de vitamina C, manganês e folato;

  • Rica em fibra;

  • Baixo valor energético;

  • Rica em compostos antioxidantes.

Quais são benefícios do consumo de framboesas?

As framboesas apresentam inúmeros benefícios nomeada

  1. As framboesas são ricas em fibra e têm poucas calorias. A framboesa contribui para prolongar a saciedade, sem que isso signifique consumir muitas calorias à refeição. Dois fatores importantes na manutenção do peso.

  2. O consumo de framboesa, devido ao seu alto teor em fibra, contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

  3. A framboesa é um fruto com alto teor em vitamina C, conhecido, entre outros aspetos, pela sua capacidade de proteger as células do corpo contra oxidações indesejáveis e promover o adequado funcionamento do sistema imunitário.

  4. As framboesas possuem ação antioxidante, pois apresentam uma grande variedade de antioxidantes (ácido elágico, flavonóides, antocianinas, entre outros).


Como conservar framboesas?

  1. Conserve as framboesas a uma temperatura de 6ºC em embalagem aberta, na gaveta inferior do frigorífico, até 4 dias. Se quiser coloque papel de cozinha na caixa para absorver a humidade.

  2. Se não for consumir as framboesas de imediato e para que não amadureçam demasiado nem percam o sabor, conserve-as no frigorífico.

  3. Se quiser conservá-las por mais tempo, coloque-as no congelador num recipiente hermeticamente fechado. As framboesas só devem ser lavadas na altura do seu consumo, para evitar que fiquem moles.

Como escolher framboesas?

As framboesas só deverão ser adquiridas um a dois dias antes do consumo porque são altamente perecíveis. Escolha as que se apresentam mais firmes, com cor brilhante e evite as que estejam moles e murchas. Prefira adquiri-las já embaladas (é assim que estão disponíveis nas lojas Continente) e veja se não se apresentam esmagadas ou danificadas.

Como consumir framboesas?

Podem ser consumidas ao natural, em compotas, usadas no fabrico de bolos, tartes, gelados, iogurtes, sumos, licores, xaropes e até vinho.

Como escolher framboesa?

Verifique se as framboesas estão inteiras e sem danos. A embalagem não deve conter líquidos.

Informação nutricional das framboesas